segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Locais relacionados a Allan Kardec, em Paris

Rue de la Harpe: onde Kardec residiu quando retornou a Paris, com 18 anos, em 1822, após terminar seus estudos em Yverdon, na Suiça.

Rue de Sévres: onde Kardec fundou o Instituto Técnico Rivail, localizado no edifício de número 35, o qual funcionou de 1826 a 1834. Chegou a residir no Instituto junto com sua esposa.

Rue des Martyrs: Kardec e sua esposa residiram nessa rua no prédio de número 8. Foi nesse local que ele escreveu sua primeira obra espírita "O Livro dos Espíritos", em 1857. Realizava reuniões em seu apartamento, onde compareciam em torno de 20 pessoas.

Rue Tiquetone: onde residia a Sra. Ruth Celine Japhet, sonâmbula. Kardec a consultou quando teve problemas na visão, correndo o risco de ficar cego.

Rue de la Grange-Bateliére: onde residia a Sra. Painemaison, que realizava reuniões com as "mesas girantes" em sua residência. Foi aí que Kardec assistiu, pela primeira vez, a uma reunião de manifestações de Espíritos.

Rue Rochechouart: onde residia a família Baudin, sendo médiuns as meninas Caroline e Julie Baudin, com 16 e 14 anos. Foi aí que Kardec começou a organizar as informações reveladas pelos Espíritos durante as reuniões.

Palais Royal: No dia 1 de abril de 1858, Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que realizou suas atividades durante dois anos, provisoriamente, nas galeiras Valois e Montpensier, localizadas nos prédios do Pallais Royal.


Rue Sainte Anne: Kardec transferiu a sede da SPEE para essa rua, na Passagem Saint Anne, localizada no número 59, a partir de 1860. Também passou a residir nesse local, para onde transferiu também o escritório da "Revista Espírita".

Rue de Lille: Local para onde foi transferida a Livraria Espírita e o escritório da Revista Espírita, em 1869. Essa rua é uma das laterais do famoso Museu D'Orsay. Kardec desencarnou enquanto fazia as arrumações para a mudança, no dia 31 de março do mesmo ano.

Villa de Ségur, na Avenida Ségur: nesse local, situado atrás do Museu dos Inválidos, Kardec havia adquirido uma área de 2600 m², com o objetivo de transferir sua residência para essa região. Divida seu tempo entre as atividades na Passage Sainte Anne e a residência em Segur. Foi aí que ele escreveu sua quinta obra, "A Gênese".

27 comentários:

  1. Obrigado, pelas belas imagens e pelas lindas informações sobre Kardec e suas maravilhosas obras.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde fica o museu de alan na franca( Fr).
    Estas imagens sao muito interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Verônica: tudo o que se relacionava a Allan Kardec no século XIX foi transferido para o Brasil por doação e se encontra na Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Para conhecer mais sobre o assunto, veja o artigo - 18 de abril dia do livro espírita - em nosso blog
    http://geak2002.blogspot.com.br/2011/04/18-de-abril-dia-do-livro-espirita.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que tudo relacionado a Kardec havia sido transferido ao Brasil por intermédio do Dr Bezerra de Menezes! Muito incrível! Muito obrigada por estas informações!
      Que linda missão foi dada a estes Espíritos, na propagação da Doutrina Espírita !

      Excluir
    2. Mesmo?! Nossa! Agora entendo que realmente faz sentido as palavras de Choco Xavier que disse que o brasil sería a coraçao do planeta , uma coisa assim... Outro día ouvi um estudioso explicar que ele ja é faz anos, o lugar onde acontece como um resgate espiritual?Hoje vivo cerca da Francia com todos da minha pequena familia, somos brasileros, e tivemos momentos de muitos provas como todos, e agora mais velha e com pouco mais entendimiento acredito que para estarmos em uniao real, um pelo outro Teria que ser em terras distantes daquela que nascemos físicamente! Aquí tambem.procurei muito más embora seja o centro do catolicismo prácticamente a Europa, as pessoas en sua maioria sao ateu, acredito que confunden a historia da igreja com Jesús! Más respeito claro, Nao sería diferente porque o proprio Jesús Esteve para dizer tantas coisas bonitas e reais... Pra nos alertar da vida espiritual... Onde Deus e espirito e que somos uma.parte dele!

      Excluir
  4. Sensacionais as fotos, as histórias relacionadas a cada uma delas, pois certamente são muito inspiradoras para todos nós. Obrigado pela beleza e perseverança do trabalho aqui exposto.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Ricardo! agradecemos por seu interesse e por suas palavras carinhosas e incentivadoras! Muita paz para você!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Acabei de ler o livro "O violinista de Veneza" e vim na internet ver os endereços de Allan kardec em Paris, ali fornecidos e tive a alegria de chegar a esse post!
    Guardarei com carinho, pois na minha próxima viagem a Paris irei visitar todos os endereços, se Deus permitir!
    Faz 5 anos que moro na Itália e nunca encontrei uma casa espírita e isso me faz sofrer muito, pois sinto muita falta das atividades que desenvolvia na Casa espírita grupo André Luiz, em Goiânia, onde frequentava algumas atividades.
    Irei acompanhar, com muito carinho e interesse, o blog de vocês!
    Abraços fraternos
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Prezada amiga Leia! ficamos muito felizes com suas palavras e com seu carinho! Embora não tenha encontrado uma casa espírita onde se encontra, você pode fazer o Culto do Evangelho no Lar! Colocamo-nos à sua disposição para trocarmos informações e experiências! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Caros irmãos, belíssimas as fotos postadas e muito importantes as dicas para visitação.
    No entanto, gostaria de saber se a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas ainda funciona e qual o atual endereço.
    Em caso negativo, gostaria que indicassem, se possível, algum Centro Espírita ou Federação em Paris para visitação.
    Grande abraço
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Prezado irmão: tudo o que se relacionava a Kardec, na França, foi transferido para o Brasil no final do século XIX, por doação, à Federação Espírita Brasileira, através do Dr. Bezerra de Menezes, na época presidente de FEB. A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, bem como a Livraria Espírita, encerram suas atividades com a morte da esposa de Kardec. Você poderá encontrar endereços de grupos espíritas na França no link http://www.port.ceeak.ch/links/links_na_europa/centros_na_franca/index.html
    Muita paz a você e agradecemos por seu interesse e carinho.

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigos, segue link com endereços de Centro Espíritas pelo mundo.

    http://www.cefamiami.com/centros/index.html

    Yuri.

    ResponderExcluir
  11. Ola muita paz. Achei muito oportuno e ineressante voces postarem os lugares historicos por onde Kardec passou.Parabnes

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de saber endereco de centro em Paris . Obrigada. Rose

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada por Ter apresentado essas belissimas imagens de Paris.
    Moro na Italia e vou a Paris todos OS anos e passei por alguns lugares citados sem Ter a consciencia de que faziam parte da Vida de Kardec.
    Estou terminando de ler a biografia escrita por Marcel Souto Maior e afirmo que è um livro muito valido.
    Paz e amor a todos!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!Estou morando em Franca gostaria de um contato aqui se possivel do Brasil para eu poder comecar a frequentar um Centro Espurita de Alan Kardec.Obrigado!!!Katiz

    ResponderExcluir
  15. Wal,gostaria de algum contato em Paris , p frequentar e consultar centro espirita . Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, pela leitura acima todos o material fisico de allan kardec se encontra em Brasilia. Irei passear em Paris e gostaria de que se possive indicassem um local para eu possa visitar. E tam´bem outra indicação de alguma casa espirita em Lisboa.
    agradeço

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal,
    Muito obrigado pelo belo sítio que mantém.
    Muito boas as fotos e outras informações. Em março estarei em Paris e visitarei os locais indicados. Muita luz!

    ResponderExcluir
  18. Agradeço informações, pois só agora sei que passei pelos locais sem que pudesse saber, quão importantes foram para nós.Voltarei em agosto e agora, munida de enderêços, tudo ficará mais fácil.
    Abraço fraterno
    Iranesa Zardo Gasparini

    ResponderExcluir
  19. Estou em Paris e não tinha trazido a referência da rue de Saint Anne, onde queria ir. Foi uma alegria imensa encontrar este post. Gratidão.

    ResponderExcluir
  20. Viajo a Paris dia 25 de agosto e farei esta busca. Tenho muita vontade de conhecer, pois outra vez que fui , a única referência a Kardec que achei foi seu túmulo no Père Lachaise.
    Grata
    Iranesa Zardo Gasparini
    (Ira)

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante !Assim que possível visitarei alguns locais ! Teremos o Filme "Kardec " Agora em maio de 2019 no Brasil !

    ResponderExcluir
  22. Minha nora está em Paris e meu filho vai em março de 2020 quais lugares lá eles poderão comprar alguma coisa relacionado a Alan Kardec ? Me informe os endereços obrigado

    ResponderExcluir
  23. maravilhoso poder conhecer onde Kardec viveu

    ResponderExcluir
  24. Olá estou indo a Paris e não tenho vontade de conhecer torre Eifel e nem um outro lugar, tenho vontade de conhecer os passos de Alan Kardec eu sinto q já estive lá fecho os olhos e imagino as casas a reunião às palestras as psicografias, chega fico todo arrepiado

    ResponderExcluir