Na Parábola do Semeador (Mateus, 13:1-9), verificamos que Jesus (o semeador) apresenta quatro níveis diferentes na maneira como Seus ensinamentos (as sementes) são acolhidos pela Humanidade.
Primeiro nível: sementes que caem à beira do caminho. São aqueles que recebem os ensinamentos com indiferença. São pessoas desinteressadas, que se colocam à margem da vida, correndo um risco perigoso: o de serem atraídas por doutrinas salvacionistas, por propósitos inferiores, arrastadas pela opinião geral, nem sempre a melhor.
Segundo nível: sementes que caem entre pedras. Jesus aqui situa os entusiastas, que recebem, a princípio, Seus ensinamentos com alegria. Representam aqueles que vivem à procura de novidades, que resolvam, sem necessidade de muito esforço, os problemas que os afligem. São ainda imaturos e ao perceberem que não encontram o que desejavam, abandonam logo os ideais abraçados, em busca de outros. Como que caminham entre pedras, podem cair a qualquer momento.
Terceiro nível: sementes que caem entre espinhos. Jesus aqui colocou aqueles que recebem Seus ensinamentos e os compreendem mas, estão ocupados demais com seus próprios problemas e compromissos e por isso não encontram tempo para colocarem em prática as lições recebidas. Essas pessoas acabam sufocadas pelas dores, sem conseguirem sair delas, assim como quem cai num espinheiro: quanto mais se debate, mais se machuca.
Quarto nível: sementes que caem em terra boa. Aqui estão representados os produtores, isto é, aqueles que compreenderam e colocaram em prática os ensinamentos recebidos, produzindo o bem de acordo com suas possibilidades de realização.
Vale a pena um momento de auto-análise, perguntando a nós mesmos: em que nível nos encontramos? De que maneira estamos acolhendo os ensinamentos de Jesus em nosso coração?
(Tema apresentado na reunião pública do dia 24 de maio de 2010)